quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

O choro do bebé: tipos e formas de evitar


O choro é a primeira forma de comunicação do bebé com o mundo. O bebé chora sempre por alguma razão: tem frio, está aborrecido, está cansado, tem fome, sente dor, sente-se sozinho, quer atenção, etc. Às vezes estas razões podem ser óbvias, outras vezes podem ser mais difíceis de identificar. Cabe aos pais pensarem nas necessidades do seu bebé e tentar descobrir o que se passa para ele estar a chorar.


 
Para os ajudar nesta tarefa foram identificados vários tipos de choro que dão pistas acerca das razões do choro, de modo a encontrar mais rapidamente a solução. Ei-los:
 
 
 
1.      Fome

Grito energético, semelhante a um apelo. No início não é muito intenso, tornando-se progressivamente mais forte e ritmado. Faz um som parecido com “Neh”. Por vezes o bebé esfrega a cara e a orelha como se procura-se por algo. Pode morder o punho ou chupar os dedos. Pode parar quando é pegado ao colo, ao antecipar que vai ser alimentado.

 

2.      Dor

O primeiro gemido é intenso e agudo, seguido de uma breve pausa durante a qual o bebé suspende a respiração. Depois volta a gritar mesmo que o peguem ao colo.

 

3.      Desconforto

Choro baixo e queixoso. Às vezes o rosto fica vermelho e o bebé aperta as mãos e faz uma expressão de zanga. Soa a ‘heh’. 

 

4.      Sono

Choro nervoso. O bebé mostra-se inquieto, pode tocar nas orelhas, esfregar os olhos e o nariz e boceja.

 

5.      Tensão

O bebé chora com força e não reage às tentativas para o acalmar. É um choro lamuriento que ocorre caracteristicamente ao final de um dia agitado. O bebé necessita apenas de descomprimir, pelo que não se deve intervir demasiado para não correr o risco de prolongar este estado.

 

6.      Solidão

Costuma começar com pequenos gemidos que se vão transformando em queixumes. Cessa quando se pega no bebé ao colo. Pode intercalar-se com comportamentos que procuram captar a atenção do adulto, tais como sorrisos.

Se não prestar atenção ao bebé, ele pode ficar desconsolado.

 

7.      Cólicas

Choro sofrido, agudo e intenso com sinais de irritação e nervosismo. O bebé estica e encolhe os braços e as pernas, tremem o queixo e fazem cara de dor. Soa a  “Eairh”.

 

8.      Arroto

Choro geralmente curto e repetitivo, ouvindo-se “eh”,”eh”,”eh”.

O bebé contrai o abdómen para expulsar o gás.

 

 

A convivência com o bebé ajuda os pais a descobrirem que o bebé chora de diferentes formas, que cada choro tem o seu significado e qual a melhor maneira de satisfazer as suas necessidades. Ainda assim, o choro do bebé poderá sempre causar alguma angústia aos pais, principalmente aos de primeira viagem.  Eis algumas dicas do que se pode fazer para deixar o bebé confortável e, consequentemente, evitar que ele chore com tanta frequência:

- manter com frequência contacto corporal com o bebé e aproximá-lo do coração do pai/mãe, pois escutar o batimento cardíaco é uma sensação familiar que deixa o bebé calmo;

- dar ao bebé alguma coisa para sugar, como o biberão ou a chupeta, pois a sucção proporciona-lhe sensações muito agradáveis;

- evitar estimular demasiado o bebé com atividades e experiências novas para não o stressar;

- tentar introduzir alguma rotina na vida do bebé, como um banho relaxante à noite e tranquilidade na hora de dormir;

- certificar-se de que o bebé não passa fome. Se se sair de casa deve-se levar alimentos para estar preparado quando ele sentir fome;

- Trocar frequentemente a fralda, pois o bebé sente-se muito desconfortável com fraldas sujas;

- ter sempre por perto brinquedos para distrair o bebé;

- ter alguma música a tocar ou algum barulho de fundo ritmado, como a máquina de lavar, pois ajudará o bebé a ficar calmo;

- aprender a fazer massagens ao bebé, pois ajudá-lo-á a relaxar e a arrotar, aliviará as cólicas e facilitará o sono;

- conversar frequentemente com o bebé, para que ele se sinta sempre amado e protegido;

- tentar sempre ficar tranquila/o. Se andar nervoso/a o bebé sentirá isso e ficará mais teso, tendendo a chorar mais.







Não esquecer que decifrar o choro do bebé pode ser um desafio superado com a intuição e o conhecimento dos pais. A convivência com o bebé ajuda a perceber mais rápida e eficazmente as razões do seu choro e a melhor maneira de suprir as suas necessidades.

Artigo com direitos de autor: Mini Xuxu.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...