quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Dicas úteis para comprar artigos em saldo


Quando chega a época de saldos é tempo de aproveitar as ofertas e descontos para conseguir poupar dinheiro. Contudo, é necessário ter alguma cautela e fazer contas à vida, para não cair na tentação de comprar por impulso ou capricho e arruinar o orçamento mensal. Por isso, aqui ficam algumas dicas e conselhos que poderão ser úteis para aproveitar os saldos e fazer boas compras poupando algum dinheiro:

 

1.      Arrumar o guarda-roupa. Separar a roupa que já não se usa ou que não servem, e que podem eventualmente ser doadas ou vendidas numa loja de roupa em segunda mão, para conseguir mais espaço no armário. Só assim se conseguirá visualizar eficazmente as peças que se tem e perceber as que fazem falta e as que devem ser substituídas. No final, fazer uma lista das peças que se deverá comprar para evitar comprar roupa desnecessária.

 

2.      Escolher a melhor altura para fazer as suas compras. Tentar ir nos primeiros dias de saldos, para ter maiores hipóteses de encontrar as melhores peças e o tamanho ideal. Evitar os centros comerciais aos fins-de-semana e feriados pois a afluência de pessoas pode tornar-se insuportável. Optar sempre por ir às compras de manhã, uma vez que as lojas estão mais vazias e arrumadas e será mais fácil encontrar a roupa que se procura.

 

3.      Fazer as escolhas certas. Não comprar por comprar apenas porque é barato. Comprar porque se precisa, porque as peças assentam bem e porque têm qualidade. É preferível gastar um pouco mais dinheiro e investir em peças de marca, com bons tecidos e acabamentos de qualidade, que durarão muitos anos e irão compensar a longo prazo o seu investimento.

Lembrar-se também que é importante investir em alguns básicos (vestido preto, calças clássicas, jeans, camisa branca, casaco de inverno, etc.), que podem ser combinados com qualquer peça e usados em diferentes situações. Deixar as tendências de parte ou para depois de se ter conseguido encontrar aquilo que procurava, se o orçamento ainda o permitir.

 

4.      Experimentar sempre antes de comprar, especialmente se a loja não aceitar devoluções nas peças em saldo. Evitar comprar peças que não servem e que perdem o seu encanto quando são vestidas. Experimentar para não desperdiçar dinheiro em roupas que depois não se vai usar.

Para facilitar, vistir-se de forma confortável, com roupa e calçado que sejam práticos de vestir e tirar.

 

5.       Pagar com dinheiro. Evitar pagar com o cartão de débito ou de crédito para controlar melhor quanto já se gastou e quanto ainda se tem para gastar. Estabelecer previamente um valor para gastar nos saldos que não deverá ser ultrapassado.

 

6.       Comprar a pensar no futuro e na estação seguinte, para evitar ter de comprar novas roupas algum tempo depois.

 

7.       Tendo em conta que quase todas as lojas se encontram desorganizadas na época dos saldos, para fazer boas compras é necessário procurar muito bem, pois as roupas podem estar misturadas (por exemplo, jeans nos expositores das camisolas) e as melhores peças podem estar escondidas. Dada essa confusão, é também fundamental inspecionar bem as peças antes de as comprar, de modo a assegurar que não têm defeitos.

  

8.       Tentar sempre saber o preço inicial da peça, para conhecer o verdadeiro desconto e saber se se está ou não a fazer uma boa compra.

 

9.       Se no final das compras verificar que ainda sobrou algum dinheiro destinado aos saldos, aproveitar para comprar certas peças que estão mais em voga, desde que não se  arruíne com o orçamento familiar. Afinal, os saldos também são úteis para investir nas tendências e, assim, estar sempre na moda.

 
Artigo com direitos de autor: Mini Xuxu.

1 comentário:

  1. Também revi o meu guarda roupa na ultima mudança de estação e tinha lá tantaaaaa tralha!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...